terça-feira, 23 de junho de 2009

ATIVIDADE 17/06

ASSUNTO: Aprendendo a ler
ANO ESCOLAR: 1º ano
PROFESSORA: Rosângela Gomes
PROGRAMAS UTILIZADOS: Internet – Jogo dos sete erros e jogo da memória
DESENVOLVIMENTO: Utilização de recurso na internet (jogos), com a finalidade de dominar o mouse.
http://www.atividadeseducativas.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Atividade 16/06

ATIVIDADE – Anna Lydia
ASSUNTO: Vacinas
ANO ESCOLAR: 4º ano / PROFESSORA: Mônica
PROGRAMAS UTILIZADOS: Internet, Power point e Word.
DESENVOLVIMENTO: Utilização do recurso da internet para a exibição de vídeo sobre o conteúdo discutido em sala de aula. Os alunos, com o auxílio da internet, reconhecem a importância e necessidade das vacinas.
OBJETIVOS: Identificar como funcionam as vacinas e seus benefícios aos seres humanos.
Reconhecer a importância de manter em dia a cartela de vacinação.

COMO FUNCIONAM AS VACINAS

Se você acompanha os noticiários da televisão e está sempre antenado com sua saúde e a dos seus irmãos, deve saber que, anualmente, o governo promove o Dia da Vacinação.
Crianças de até 5 anos que tomam as milagrosas gotinhas ficam livres de uma doença muito grave – a poliomielite ou paralisia infantil – que, felizmente, já foi erradicada no Brasil.


Mas a vacina não é um remedinho como outro qualquer, que tomamos quando adoecemos para ficarmos livres daquele mal. Ao contrário, ela é tomada antes, justamente para que a pessoa não venha a desenvolver determinadas doenças. É a melhor forma de prevenir, por exemplo, a poliomielite, o sarampo, a varíola, o tétano e a coqueluche, dentre tantas outras.
A primeira vacina surgiu na Inglaterra em 1796 e foi criada por um médico chamado Jener. Tudo começou porque ele observou que pessoas que trabalhavam no campo e conviviam com o gado pegavam a varíola da vaca e ficavam imunes à varíola humana. A vacina consistia em inocular nos seres humanos um vírus vivo e enfraquecido da varíola do animal.
A partir daí, várias vacinas se desenvolveram e revolucionaram a história da medicina, livrando as pessoas de muitas doenças fatais.
Em outras palavras, todos os tipos de vacina servem para manter o sistema imunológico das pessoas (ou dos animais) em estado de alerta contra os invasores que causam doenças. Quando tomamos uma vacina, na verdade, estamos preparando o organismo para reagir quando é infectado e combater o agente invasor.
Cada tipo de vacina tem suas vantagens e desvantagens. As de agente vivo dão maior proteção e duram mais tempo. Em compensação, em algumas pessoas, pode acarretar febre e até uma manifestação leve da doença.
Lembre-se de que é preciso estar sempre em dia com o cartão de vacinação e de tomar as gotinhas. Se você tem um irmão com menos de cinco anos, fique de olho, porque existem algumas vacinas que devem ser tomadas ao longo de toda a vida, como tétano, difteria e febre amarela.




CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO


IDADE
NOME DA VACINA
1º mês
BCG
2º mês
1 dose Sabin + DPT
4º mês
2 dose Sabin + DPT
6º mês
3 dose Sabin + DPT
9º mês
Sarampo
5 anos
Reforço Sabin + DPT
15 anos
Anoxtenico ou DPT



INDICAÇÕES DAS VACINAS


NOME DA VACINA
INDICAÇÃO
BCG
Contra tuberculose
Sabin
Contra paralisia infantil
DPT
Contra pólio, difteria, tétano e coqueluche
MR
Contra sarampo, cachumba e rubéola
DP (dupla adulto)
Contra a difteria e tétano

terça-feira, 9 de junho de 2009

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Capa de Atividades Bimestrais

Contribuição do prof. Fábio

ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO PAES BARBOSA
ALUNO (A): __________________________________________________________

Dicas para ajudar seu filho a tirar boas notas na escola:
* Cuide para que o(a) aluno(a) leve para aula os materiais adequados para o dia. O caderno, o lápis e a borracha devem ser levados todos os dias.
* Cuide para que ele(a) chegue à escola pontualmente, no horário correto.
* Cuide para que o(a) aluno(a) traga o lápis com ponta fina e traga sempre consigo um apontador que possa fazer ponta no lápis. Se preferir, pode utilizar lapiseira de qualidade com um grafite de qualidade equivalente.
* Cuide para que o(a) aluno(a) tenha horário e local adequados para fazer seus trabalhos e deveres escolares. Os trabalhos e os deveres valem pontos.

Resultado do 1º Bimestre:


Disciplinas Notas

Português

Matemática

Geografia

História

Ciências



“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.”
(Provérbios 22.6)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia Internacional do Meio Ambiente

05 de Junho

Em junho, ocorrerá a Semana do Meio Ambiente, e a Escola Municipal Frederico Paes Barbosa aproveita a oportunidade para chamar a atenção da preservação da natureza, o que cada vez mais exige medidas eficientes na preservação de nosso planeta.
O homem vive num planeta do qual não cuida. Muitos dos argumentos são de que fazermos pequenas ações não muda em nada a condição do planeta. Entretanto, é com esse pensamento e passividade que o ser humano vem contribuindo direta e indiretamente para a destruição do planeta.
O "Frederico"aproveita para fazer um alerta e dizer que um novo mundo é possível e que só depende exclusivamente de nossas atitudes e de como cobramos governos para que eles criem medidas que contribuam para a preservação ambiental do Planeta Terra.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Aula de FÁBIO

ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SULAYMA
ATIVIDADE: Trabalhando com produção de texto
DISCIPLINA: Português/ 4º ano / Professor Fábio
PROGRAMA UTILIZADO: Internet
OBJETIVO: Usar TIC para produção de texto.
DESENVOLVIMENTO: Os alunos aprenderam a navegar na internet, conhecendo o blog da escola. logo após utilizaram o sistema de postagem para produzir texto em equipe.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Eu sou assim ...

Assunto: Corpo humano: 2º ano Turmas: 202 e 203
Professoras: Alessandra, Débora e Silvana Programas utilizados: Internet, Paint e WordObjetivos:
Identificar as partes do corpo humano, possibilitando ao aluno auto-conhecimento e a partir do mesmo discutir hábitos csaudáveis.
Criar condições para que o aluno produza um texto, chamando a atenção para o tema discutido.
Desenvolvimento: O assunto foi abordado a partir de uma apresentação de Power Point, onde os alunos puderam ver diferentes tipos de seres humanos , de forma a auxiliar na criação do seu próprio auto retrato .