quarta-feira, 17 de junho de 2009

Atividade 16/06

ATIVIDADE – Anna Lydia
ASSUNTO: Vacinas
ANO ESCOLAR: 4º ano / PROFESSORA: Mônica
PROGRAMAS UTILIZADOS: Internet, Power point e Word.
DESENVOLVIMENTO: Utilização do recurso da internet para a exibição de vídeo sobre o conteúdo discutido em sala de aula. Os alunos, com o auxílio da internet, reconhecem a importância e necessidade das vacinas.
OBJETIVOS: Identificar como funcionam as vacinas e seus benefícios aos seres humanos.
Reconhecer a importância de manter em dia a cartela de vacinação.

COMO FUNCIONAM AS VACINAS

Se você acompanha os noticiários da televisão e está sempre antenado com sua saúde e a dos seus irmãos, deve saber que, anualmente, o governo promove o Dia da Vacinação.
Crianças de até 5 anos que tomam as milagrosas gotinhas ficam livres de uma doença muito grave – a poliomielite ou paralisia infantil – que, felizmente, já foi erradicada no Brasil.


Mas a vacina não é um remedinho como outro qualquer, que tomamos quando adoecemos para ficarmos livres daquele mal. Ao contrário, ela é tomada antes, justamente para que a pessoa não venha a desenvolver determinadas doenças. É a melhor forma de prevenir, por exemplo, a poliomielite, o sarampo, a varíola, o tétano e a coqueluche, dentre tantas outras.
A primeira vacina surgiu na Inglaterra em 1796 e foi criada por um médico chamado Jener. Tudo começou porque ele observou que pessoas que trabalhavam no campo e conviviam com o gado pegavam a varíola da vaca e ficavam imunes à varíola humana. A vacina consistia em inocular nos seres humanos um vírus vivo e enfraquecido da varíola do animal.
A partir daí, várias vacinas se desenvolveram e revolucionaram a história da medicina, livrando as pessoas de muitas doenças fatais.
Em outras palavras, todos os tipos de vacina servem para manter o sistema imunológico das pessoas (ou dos animais) em estado de alerta contra os invasores que causam doenças. Quando tomamos uma vacina, na verdade, estamos preparando o organismo para reagir quando é infectado e combater o agente invasor.
Cada tipo de vacina tem suas vantagens e desvantagens. As de agente vivo dão maior proteção e duram mais tempo. Em compensação, em algumas pessoas, pode acarretar febre e até uma manifestação leve da doença.
Lembre-se de que é preciso estar sempre em dia com o cartão de vacinação e de tomar as gotinhas. Se você tem um irmão com menos de cinco anos, fique de olho, porque existem algumas vacinas que devem ser tomadas ao longo de toda a vida, como tétano, difteria e febre amarela.




CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO


IDADE
NOME DA VACINA
1º mês
BCG
2º mês
1 dose Sabin + DPT
4º mês
2 dose Sabin + DPT
6º mês
3 dose Sabin + DPT
9º mês
Sarampo
5 anos
Reforço Sabin + DPT
15 anos
Anoxtenico ou DPT



INDICAÇÕES DAS VACINAS


NOME DA VACINA
INDICAÇÃO
BCG
Contra tuberculose
Sabin
Contra paralisia infantil
DPT
Contra pólio, difteria, tétano e coqueluche
MR
Contra sarampo, cachumba e rubéola
DP (dupla adulto)
Contra a difteria e tétano

Um comentário: