quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Volta às aulas!!!!

link=http://www.recados-animados.com]
Um novo ano letivo está começando e com ele nossa alegria se renova nos encontros que teremos. Boas vindas e um bom retorno a todos:alunos, pais, professores e funcionários, para que com muita vibração iniciemos nossas atividades!!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O X da questão

Prof. Neimar
Disciplina : AD2
Turmas: 801 e 701
Objetivo : Despertar o amor pela leitura
Desenvolvimento : Leitura (feita pelos alunos à classe) de trechos de poesias e poemas de autores conhecidos.


Segredo1960 - ANTOLOGIA POÉTICA
Segredo A poesia é incomunicável.
Fique torto no seu canto.
Não ame.
Ouço dizer que há tiroteio ao alcance do nosso corpo.
É a revolução?o amor?
Não diga nada.
Tudo é possível, só eu impossível.
O mar transborda de peixes.
Há homens que andam no mar como se andassem na rua.
Não conte.
Suponha que um anjo de fogo varresse a face da terra e os homens sacrificados pedissem perdão. Não peça.

Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?


Disciplina Ciências
Turmas: 601,602 e 603
Objetivo: identificar a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo
Desenvolvimento: os alunos entraram nos sites propostos pelo professor visualizaram e identificaram algumas espécies de plantas.




A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. Para entender melhor essa diferença, observe as três figuras acima. A primeira imagem é uma raiz tuberosa, como a beterraba e a cenoura. Nesse tipo de vegetal, os nutrientes se acumulam dentro da raiz, embaixo da terra, e o caule fica acima da superfície. A segunda figura é de um tubérculo. Ele se caracteriza por ter um caule subterrâneo em formato geralmente arredondado, com gemas, ou olhos, em reentrâncias, que é capaz de armazenar energia em forma de amido e inulina, entre outras substâncias. As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los. Um exemplo clássico de tubérculo é a batata. A terceira imagem refere-se ao bulbo. Como o tubérculo, ele também apresenta um caule subterrâneo, mas seu formato é bem diferente. O caule do bulbo é reduzido a um disco basal ou a um eixo cônico achatado, denominado prato. São exemplos de bulbo a cebola - composta de uma pequena parte mais dura em sua base, que corresponde ao caule (observe a imagem acima), e uma parte maior branca, formada pela sobreposição de estruturas foliares - e o alho - constituído de muitos bulbilhos, cada um com a mesma estrutura básica do bulbo. As raízes desse vegetal também não acumulam nutrientes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TESTE DE CIÊNCIAS - ROCHAS

Turmas: 601, 602 e 603


Professor: Dennes


Disciplina : Ciências


Objetivo: avaliar o conhecimento dos alunos


Desenvolvimento: após aula e pesquisa sobre os vários tipos de rocha no laboratório os alunos responderam o teste proposto pelo professor sobre asunto abordado.





Modelo


Teste de Ciências






I - Considere as seguintes afirmativas sobre rochas:


a)Rocha formada por várias camadas de sedimentos de grãos de quartzo e usada para revestir pisos, paredes e calçadas.











b) Rocha que se origina de transformação de argilito, usada em revestimento de pisos, paredes e calçadas entre outros.








c) Rocha leve e porosa usada na limpeza da pele e retirar calosidades.

















IDENTIFIQUE OS EXEMPLOS DE ROCHAS DESCRITOS ACIMA.





2 - Como são formadas as rochas magmáticas?





3 - Como são formadas as rochas sedimentares?





4- Como são formadas as rochas metamórficas?








5 - O calcário é matéria- prima para a fabricação de produtos largamente utilizados em construção civil. Identifique esses produtos e comente a importância deles.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Doação de sangue

Prof. Neimar

Disciplina: AD2

Objetivo: Conscientização dos alunos de 8º ano da importância da doação de sangue.

Desenvolvimento:

- os alunos pesquisaram sobre cuidados relativos ao corpo para ser doador de sangue;

- utilizaram a internet para conhecer hemocentros de outros estados;

- entenderem sobre o destino do sangue doado.



DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE QUE AJUDA A SALVAR VIDAS.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue e, por isso, ele é vital.A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml.

É pouco para você e muito para quem precisa.Ao decidir doar sangue, o doador passa por uma entrevista para dar maior segurança a quem doa e a quem o receberá. Neste momento, o doador também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.É importante lembrar que a participação de pessoas com sangue fator RH negativo é fundamental, já que ele está presente em apenas 15% da população mundial. As festas juninas e os períodos de férias escolares costumam ser críticos. Por isso, doe sempre que puder e, especialmente, nestas épocas do ano.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE

- Sentir-se bem, com saúde;

- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;

- Ter entre 18 e 65 anos;

- Pesar mais de 50 quilos.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO

- Nunca vá doar sangue em jejum;

- Durma pelo menos seis horas na noite anterior à doação;

- Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

- Evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação;

- Evite alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação;

- Interrompa por 12 horas atividades como pilotar avião, helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

QUEM NÃO PODE DOAR

- Quem teve diagnóstico positivo de hepatite B e C;

- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;

- Pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas;- Usuários de drogas;

- Pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing em locais não controlados pela Vigilância Sanitária nos últimos 12 meses;

- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.

DIREITOS DO DOADOR

O doador voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola. Doadores regulares são isentos das taxas de inscrições em concursos públicos. Além de ajudar a salvar vidas, quem decide doar sangue tem a oportunidade de passar por uma avaliação médica criteriosa de forma gratuita.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA DOAÇÃO

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão seu tipo sangüíneo e doenças como AIDS, sífilis, doença de chagas, HTLV I/II, hepatites B e C. Em caso de positividade de algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O DESTINO DO SANGUE DOADO

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas e plasma, o que permite que mais de um paciente seja beneficiado a partir da mesma coleta. Os componentes são distribuídos aos hospitais sergipanos para atender a casos de emergência e a pacientes internados.

HORÁRIO

Os Hemocentros funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30min, sem intervalo para almoço. O fornecimento de sangue para as unidades funciona diariamente com plantão 24 horas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projetos pedagógicos




Projeto: Matemática no dia a dia


Profª Elisangela 2º ano


Utilização de material concreto (objetos do dia a dia ) para realizar as operações matemáticas.



Simetria

Projeto: A Matemática no dia a dia
Profª Malena (3º ano)
Trabalhando a simetria.